Roupas esportivas e o calor: como manter suas peças de treino frescas e livres de odor
28.11.2024
Dicas sobre como cuidar de roupas de academia para que estejam sempre impecáveis...
Conheça as novidades e conquistas que nos fazem líderes de mercado.
Barba está na moda e é um charme entre os homens em diversas idades. Porém, o problema com pelos encravados ou foliculite, que significa a inflamação do folículo, é bastante comum para este perfil. Isso porque, os pelos nascem no sentindo contrário e quanto mais grosso ou curvo ele está, mais sujeito a encravar. Homens entre 14 e 25 anos de idade são os mais afetados pela pseudofoliculite da barba. Ocorre que, logo após se barbearem, a ponta do pelo fica afiada. Ao crescer, por causa de sua tendência a curvar-se, o pelo espeta a pele e isso gera o processo inflamatório.
Dr. Rodrigo Pirmez, dermatologista da clínica Dr. André Braz, conta que esticar a pele durante o processo de barbear é um grande erro. “Quando o homem solta a pele, o pelo barbeado acaba ficando mais curto e se recolhendo para dentro da pele. Ao tentar crescer, o pelo não consegue sair e “encrava”.
Casos severos de foliculite
Os pelos encravados podem gerar inflamação na pele com formação de pústulas e pessoas com tendência a tê-los podem ter várias lesões. Nesse caso, é necessário procurar um dermatologista, que poderá indicar o anti-inflamatório mais apropriado.
As depilações definitivas a laser ou com luz pulsada, são as melhores opções de tratamento para quem sofre com esse tipo de problema. Mas, para aqueles que não abrem mão de manter o look com barba, aparar os pelos com barbeador elétrico ou tesouras é uma possibilidade. Os pelos devem ficar com 1cm de comprimento (pois eles já estão grandes o suficiente para não espetar a pele).
Saiba como evitar pelos encravados na barba:
• Use esfoliante suave, uma vez por semana na região da barba. Evite o procedimento em caso de lesões inflamatórias, sob o risco de agravá-las. Nesse caso, procure um dermatologista;
• Não estique a pele com a mão durante o ato de barbear;
• Barbeie o rosto no sentido do crescimento do pelo;
• Não passe a lâmina mais de duas vezes na mesma área;
• Lave o rosto com água morna e use espuma ou gel de barbear;
• Opte por um pós barba que não cause irritação ao aplicar;
• Caso ocorram lesões inflamatórias, use a medicação prescrita pelo seu dermatologista.