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Cultura organizacional: o papel do líder agora é mais relevante

 Como todo mundo sabe, não é tarefa fácil assumir a posição de líder em um espaço corporativo. Quando pensamos na cultura organizacional, ele tem papel mais importante ainda. Isso porque, além de ter que gerenciar uma equipe, o líder precisa tomar decisões e guiar seus subordinados de acordo com a cultura da empresa, ou seja, o conjunto de hábitos e valores devem ser seguidos por todos os colaboradores da organização para alcance de melhores resultados e ter identidade reconhecida no mercado.

De acordo com a Harvard Business Review, a cultura organizacional, em conjunto com o trabalho de direção exemplar de seu presidente e em parceria com sua equipe, está profundamente ligada ao bom desempenho de algumas das empresas com melhor performance no mercado. Por isso, as equipes precisam acreditar na cultura da empresa e querer aplicá-la em nome da organização.

É nesse sentido que a jornalista Patrícia Bispo dá algumas dicas para que os líderes possam estimular suas equipes a fim de estabelecer confiança. Confira!


1 – Mantenha-se próximo da sua equipe - O distanciamento refere-se ao fato de que a liderança precisa participar do dia a dia das pessoas que convive.

2 – Mostre transparência nas suas ações - Quando for necessário adotar uma mudança que envolva todos os membros da equipe, faça uma reunião e comunique a informação pessoalmente.

3 – Mais que ouvir, escute - Além de saber expressar suas ideias e apresentá-las, exercite não apenas a prática de ouvir, mas de escutar. Ou seja, preste atenção ao que as pessoas falam.

4 – Seja disponível - Caso um colaborador solicite uma conversa individual, não se negue a ceder alguns minutos do seu tempo. Pode ser que o assunto interfira tanto no desempenho dele como dos demais colegas de trabalho.

5 - Feedback é essencial - Nunca deixe a sua equipe sem retorno em relação a alguma solicitação apresentada individualmente ou coletivamente. O feedback também é uma ferramenta importante para que você identifique quais seus pontos fortes e aqueles que precisam ser trabalhados.

6 - Trace metas - Para que sua equipe tenha um bom desempenho, atinja e supere metas é necessário que você tenha consciência de que cada funcionário possui suas limitações individuais.

7 – Invista no seu desenvolvimento - Não é porque você possui um cargo de liderança que precisa ficar na zona de conforto. Busque conhecimento e autodesenvolvimento. Você só tem a ganhar e sua equipe também.

8 – Haja com humanidade – Lembre-se de que sua equipe é formada por pessoas que possuem sentimentos e que você está no comando do leme. Mas, você lidera seres humanos iguais a você, com sentimentos, dúvidas, sonhos e necessidades individuais.

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